sábado, 3 de abril de 2010

DISCURSO ESCRITO POR MIM POR OCASIÃO DAS BODAS DE OURO DE MEUS PAIS


Meus queridos pais,
Queridos irmãos,
Senhoras e Senhores.
Hoje é um dia de grande felicidade e alegria para todos nós, ,a família de Sr. Armindo e dona Maria. Aqui estamos,os filhos, genros, noras, netos e até a pequena bisneta em uma comemoração que envolve, principalmente, toda uma vida de um casal de heróis que há cinqüenta anos no passado, se uniram e partiram para a conquista de realizações de construir uma família.
Sr. Armindo e D. Maria: nós, os filhos de vocês dois, neste dia de hoje, nesta comemoração aqui no Social Clube, ao voltarmos os nossos olhares para as suas cabeleiras brancas que agora estão sobre vocês, não poderíamos deixar de nos emocionar, diante da história registrada em nossas mentes no transcorrer destes longos anos de vida. Ao voltarmos a nossa atenção para o inicia de suas vidas, como marido e mulher, descortinamos, bem ao longe, eventos que marcaram época na vida vocês e na vida de cada um nós. São eventos que pouco a pouco vem reavivando e se tornando cada vez mais nítidos a proporção que se aproximam do presente. Vemos, por exemplo, meu pai jovem e forte, com sua personalidade marcante, com sua honestidade além de qualquer questionamento, com sua disposição de lutador imbatível, voltado única e exclusivamente para o bem de todos, os que em volta dele viviam.
Ao seu lado, vemos a minha mãe, também jovem, com a atenção de uma mente aguçada e inteligente, voltada para as duras lutas de seu marido, no intuito de oferecer aos filhos que viriam, dias melhores do que aqueles que então eram vividos pelo jovem casal que iniciava passos firmes na longa e dura caminhada da vida familiar. Vemos um Sr. Armindo, com seus belos olhos verdes, maltratando os corações das moças jovens que compareciam em massa para aplaudir o craque de futebol que arrancava aplausos nos campos de Alvinópolis e cidades vizinhas. Vemos a D. Maria, bonita e atraente bem mais do que as moças de então,procurando marcar presença junto ao seu pretendente, antes que as jovens rivais pudessem chegar. Vemos meu pai,lutando de uma maneira firme e decisiva para conquistar um lugar onde pudesse firmar os pés e contemplar o sorriso alegre dos filhos que no futuro, certamente viriam. Vemos, também, minha mãe disposta a lutar pelo o que seria definitivamente seu, jogando,corajosamente, a turca rival que dentro do pequeno córrego que desliza calmamente na cidade de Alvinópolis.
E assim foram se passando os dias, foram se passando os meses, foram se passando os anos. São cinqüenta anos deste casal maravilhoso que aqui agora está em frente dos seus filhos, envolvidos pelos netos e pelo olhar da pequena bisneta. É bem verdade que os dois estão marcados pelos anos que se foram. É verdade que estão marcados pelos momentos de angústia que a vida lhes impôs. Mas também é verdade que estão com a consciência tranqüila de dever cumprido. Todos nós temos certeza que valeu a pena tanto esforço para vencer essa luta de cada dia. Basta olhar para os filhos em volta, para se ter certeza de quantas batalhas foram travadas, e quanto nós, os filhos, devemos a vocês dois.
Devemos para você, papai, os dias difíceis vividos sozinho nas matas em Conceição do Mato Dentro, viajando na queima de carvão nas noites frias daquela região.
Devemos a você, mamãe, tantas noites de vigília na cabeceira da cama de cada um de nós, quando as enfermidades nos postavam naqueles dias de criança.
Devemos a você, papai, os grandes dias de esforço físico, quando no carregamento de caminhões de carvão, aqui mesmo na Belgo Mineira, retirava o pão de cada dia para a subsistência da família.
Devemos a você, mamãe,tantos dias em pé, na frente do fogão, no esforço constante de preparar o alimento saboroso e nutritivo para que pudéssemos usufruir a vida com saúde e pleno desenvolvimento.
Devemos a você, papai, as noites de sono não dormidas e passada sobre livros, após cada jornada do trabalho árduo, para que pudéssemos, todos, chegar onde chegamos, felizes e realizados nos nossos objetivos.
Devemos a você, mamãe, todo o cuidado e esforço dedicados a todos nós no dia a dia de tantas preocupações que lhe causamos...
Sim, devemos a vocês, papai e mamãe, todo amor e carinho a nós dedicados em todos esses anos de felicidade emanada da firme e valorosa educação que vocês nos deram.
Agora, aqui estamos juntos, comemorando as Bodas de Ouro, de vocês dois, expressando sentimentos que conhecemos e na certeza de que estamos a conhecer. Isto é sim, porque cinqüenta anos de vida de um casal, são recordações de cada um de vocês. Nós,os filhos,os genros as noras,os netos e bisneta, sim...nós amamos muito vocês dois. Somos muito gratos pelo o que juntos fizeram e temos certeza de que nada que tivesse que ser feito, deixou de ser concretizado. Sabemos que durante todos esses anos, causamos muitos problemas, mas também sabemos que graças a sabedoria que foi dada por Deus, fomos corrigidos, ensinados e compreendidos dentro dos mais altos morais, emanados nos corações de vocês dois.
Sim, queridos papai e mamãe: aqui estou eu, neste momento tão importante, em nome de todos os meus irmãos, tentando expressar os nossos sentimentos para com vocês nesta data. Mas queremos que por mais sábios que pudéssemos ser, não conseguiríamos expressar com palavras o quanto mais do que temos capacidade de descrever. E é por tudo isso que nos resta pedir a Deus que traga a Sua paz como recompensa desses cinqüenta anos de incansável luta na conquista no que agora podemos ver aqui. Sim, graças ao incomparável ao amor de nosso Grandioso Criador, e graças a dedicação de vocês, somos hoje uma família feliz. Que Deus dê a vocês ainda muitos anos de vida e que esse maravilhoso exemplo que sempre nos deram seja um espelho constantemente visitado por todos nós que queremos ter uma vida digna deste pai maravilhoso e desta mãe incomparável que hoje temos a grande felicidade de abraçar.

Muito Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.