quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A GENTE ENVELHECE E NÃO PERCEBE

Texto escrito no dia que fiz 60 anos por Vera da Mata



E O TEMPO SE FOI...

(Vitória da Conquista, 21 de fevereiro de 2010)

Os dois grandes elixires da juventude são: boa saúde e bom humor!

Sabe por que?, por que cedo ou tarde (e cada vez mais tarde) envelheceremos. Tenho um pouco de medo desta fase da vida, pois entrei na terceira idade. O que eu tenho fora de mim grita assustado quando se lembra que se passaram 60 anos e que a vida se foi como água entre os dedos, mas o meu eu de dentro tenta acalmá-lo para que não angustie e sinta dor à toa, já que o processo é irreversível.

Ah! Minhas rugas! Minhas marcas do tempo! Demoraram tantos anos para surgir e vieram com força e vontade, são vincos que os anos fizeram em mim. Foram inevitáveis e quero tomar cuidado para que elas não se tornem armadilhas para me matar antes da hora ou deixar tão triste que não enxergaria a vida que continua através de meus netos.

Estou tentando desacelerar e descarregar de minhas costas as corridas inúteis, os bens desnecessários e as pessoas chatas. Hoje não corro como antes, minhas forças não são mais a mesma, minhas pernas não me obedecem e meu corpo anda cansado, enquanto meus braços teimam em doer além da conta, mas apesar disso tudo tenho prazer em viver e sou feliz.

Notei que o maior problema dos idosos em nossos dias não são as nossas limitações ou as rugas do nosso rosto, mas os olhos dos jovens, porque vivemos numa sociedade de aparência, de ilusões, de individualismo e eles pensam que serão eternamente jovens e vigorosos, não respeitando os mais velhos. Faltam às pessoas hoje sabedoria de vida, ousadia para mudar seus paradigmas, seus pensamentos que lhes foram impostos pela mídia.

Pois ao envelhecermos precisamos cuidar de nossa embalagem externa, mas precisamos ainda mais cuidar do nosso produto interno, lendo, viajando, estudando, aprendendo mexer nas tecnologias atuais, convivendo bem com a família e os amigos. A passagem do tempo é cruel. Ele nos tira o sossego de dentro da mesma forma que nos desgasta por fora. Nosso corpo decai e o espírito rejuvenesce com a sabedoria de vida adquiridos, assim podemos compensar as perdas usando a cabeça em vez de lutarmos em vão para não envelhecermos, por que senão você emburrece.

Desta forma se quisermos continuar com os nossos sonhos, devemos transformar a realidade nos mantendo acordado para as oportunidades, para as alegrias de viver, ativos, pois o nosso destino é criado pela nossa mente e nossa postura diante da vida. Pois não tenho mais tempo para discutir relação, paciência com gente burra e imatura, com a mediocridade dos meios de comunicação e das pessoas que só se preocupam com a vida dos outros e assuntos fúteis. Quero ser gente de verdade, usar minha experiência com sabedoria, rir dos meus micos e andar ao lado de DEUS.

VERA DA MATA

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.