sábado, 2 de outubro de 2010

UM PASSEIO PELO RIO ARAGUAIA







O Rio Araguaia significa rio das araras ou papagaio manso, no dialeto Tupi. Nasce em Goiás nas formações elevadas existentes no Parque Nacional das Emas e tem 2114 km de extensão.
Fiquei quinze dias na casa de minha filha que morava em São Miguel do Araguaia, situado no noroeste de Goiás, ao sul de Tocantins. Foi o lugar mais fantástico que conheci. È uma região incrível, bonita que faz um calor impressionante.
No aspecto social é um município de classe média com uma economia ligada a criação de bovino. Quando estava indo para conhecer o rio com minha neta, os colegas de trabalho de minha filha e ela, ao longe, vi um morro todo branco, perguntei o que era, o que me responderam: é gado.
Fiquei encantada com tanta diversidade de vida selvagem e a beleza do rio: vi jacaré, mergulhões, gaivotas, aves pequenas , todas coloridas e lindas.
O Araguaia é rio mais piscosos do mundo, comi todo o tipo de peixe, cada um mais gostoso que o outro, desde pirarucu, piraraca, surubim, pacu, deliciosos!
No dia do passeio tive uma sensação incrível de navegar pela primeira vez por um rio como o Araguaia. Chegamos ao Posto do IBAMA, onde um funcionário havia preparado para nós uma lauda refeição: arroz, feijão e peixe com rodelas de limão. Foi a comida mais gostosa que comi. Depois saímos para um passeio rio abaixo, fomos até o inicio da ilha do Bananal, com paisagens fantásticas, aves em vôos rasteiros, jacarés esquentando sol à beira da água, sem contar as fantásticas casas de fazendas construídas à beira do rio, que víamos de vez em quando. E as pessoas em suas barracas tomando sol...? Incríve! Não podia imaginar que no planalto central do Brasil pudesse ver: praias, barcos, iates, barracas, restaurantes, etc
Além do passeio de barco, a convivência com a sogra de minha filha foi muito engraçada. Tudo que eu fazia, ela colocava defeito, aí comecei a colocar defeito, também, nas coisas que ela fazia. Um dia fiz um doce com o miolo do tronco do mamão. Parece doce de coco. Passei a tarde toda ralando o "bendito miolo", fiz o doce... ela colocou defeito. Disse que havia ficado bom, mas faltou açúcar e mais alguma coisa. Pela manhã ela fez um bolo de milho para o café e eu disse que estava seco.
Mas as coisas só ficavam neste ponto, porque à tarde saíamos por São Miguel do Araguaia, uma cidade pacata, bonita, tranquila para fazer caminhada, conversando e rindo de nossas mancadas.
Meu genro um dia falou: “lembrem-me de não trazer vocês duas mais para o mesmo ambiente, porque duas sogras juntas ninguém merece...! kkkkkkkkkk
Foram quinze dias muito bons!
Ao virmos embora, voltei de carro com o meu genro. Ele queria passar, novamente, por Tocantins, mas por insistência minha, ele cortou Goiás para eu conhecer as cidades e aproveitar para ver Brasília.
Chegando a Brasília ele olhou para mim e disse para prestar bastante atenção, porque não é qualquer genro que traz SOOOOGRAAAA para conhecer a capital do país.
Mas para reparar a minha teimosia, paguei o almoço dele no restaurante, era comida a quilo e estava muito farta e gostosa. Almoçamos e fomos embora, resultado: a comida fez mal a ele, de quinze em quinze minutos tinha que parar o carro e correr para o meio do mato, mas eu não tive nada. Ele disse que ERA praga de sogra. kkkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.