segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Texto que minha filha Denise escreveu para mim em 2001





Foto: Denise e minha neta...

FIGURA MATERNA


Proteção materna... tema de belas crônicas e poesias. Tema que, mesmo não sendo citado, está sempre presente nas mais belas histórias.
A figura materna, em geral, é mágica e especial. E é dificil ser mãe... Há quem ache o contrário, mas a mãe tem a constante e eterna necessidade de proteger seus filhos. Há sempre muito a fazer: passar no quarto à noite, para ver se os filhos estão cobertos e a janela fechada. Olhar com toda atenção do mundo quando a filha vem contar os problemas da escola. Revoltar-se com a injustiça e levantar-se com raiva para proteger seus "eternos bêbes" das dores do mundo...
E quando chega alguma doença? O espírito se inquieta 24 horas por dia. No hospital, briga com todos para conseguir segurar a mão da filha, mesmo que ela esteja na enfermaria e o horário de visita tenha acabado.
A figura materna tem o poder de consolar sem dizer uma única palavra. Ela apenas pára e diz com o olhar: "Está tudo bem! O mundo é ruim mas eu estou aqui com você..." Ela consegui sentir, antes que o filho e a filha, o frio, a fome e as decepções que eles podem vir a sentir. Quando isso acontece, logo avisa-os do perigo e alivia suas dores antes mesmo dela chegar.
Não há como explicar uma mãe e seu poderes na vida dos filhos... mas se fôssemos encontrar uma palavra que fosse tão mágica e tão linda quanto a figura materna, qual seria? Procuro por todo dicionário e no alto do meu modesto conhecimento da Língua Portuguesa, só encontro uma: mãe!

Denise da Mata
Brumado, 10/05/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.