quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O que é Solidão? Eu tenho e você?



Eu cercada de marido, filhos e uma neta, Ariel...


Só. Solidão. Frio. Chuva. Noite. Inverno. Tristeza. Deserto.
Não importa o que você sente, sempre é muito triste viver só no meio da multidão. Ela não tem nada a ver com casa cheia de gente, ser casada ou solteira, ser extrovertida ou introvertida, ela vem, se instala e não vai embora.
Agora neste dias com o mundo cada vez mais globalizado, com as tecnologias de ponta, que as facilidades de encontros mais fáceis, a maioria está cada vez mais sofrendo deste mal do século XXI. Ela sempre chega em forma de saudade.
Temos hoje em dia: celulares, internet, TVs, fotologs, skype, computadores, Orkut, MSN, etc, e uma lista interminável de amigos virtuais ou não, mas sempre sozinhos.
Há alguma coisa que preenche o vazio da solidão? Ela está dentro e fora de minha vida. Repica como um eco interior e cria um abismo intransponível entre todos ao meu redor.
Para acabar com ela, o primeiro passo seria criar pontes para superarmos e chegarmos do outro lado de nós mesmos.
Somos observadores de nossa vida! Estamos sempre olhando, acusando, desejando, apontando, amando, odiando, rindo e chorando por e de nós mesmos.
Será que a solidão tem saída? Será que podemos construir e usar as nossas pontes?
Estamos num emaranhado de ilusões, de corridas vãs que só fazem confundir liberdade e amor-próprio com egoísmo e individualismo.
Olhamos constantemente para o outro, mas será que o enxergamos? Será que o vemos com o coração? Será que percebemos também a sua solidão, as suas tristezas e sua dor? Devíamos acabar com essa mania irritante de acreditar que o outro é o causador dos fatos em nossa vida.
Devemos olhar o outro com um pouco mais de propriedade, estou certa de que a solidão acabará para sempre, porque seremos uma boa companhia para nós mesmos e para o outro.
Mas enquanto não construo a minha ponte, acredito que somos todos sozinhos, fechados em nossa concha pessoal.

Vera da Mata

VC/setembro /2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.